quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pontos Cegos

   Finalmente! Após uma longa espera por parte da minha vasta quantidade de leitores, finalmente consegui arrumar o material necessário pra postar sobre os pontos cegos. Mas comecemos de uma vez!

   Bom, para começar, o que é um ponto cego? Um ponto que não encherga. (ah, vá?) Mas, sério, é um ponto que o nosso olho simplesmente não consegue enchergar. Observe essa imagem:

   Essa linha grossa representa o nervo ótico(o que conecta o olho ao cérebro). O olho funciona num sistema de reflexão, o qual é razoavelmente complicado e eu não vou explicar aqui. Se quiser saber mais, taque no Google. Mas, por causa desse sistema, o ponto onde fica o nervo ótico não reflete, e logo gera um ponto na direção oposta que simplesmente não gera imagem como os outros, ou seja, não encherga.

"Aham, então quer dizer que tem um buraco de nada na minha visão e eu nunca notei? Acho improvável."
   É claro que não passaríamos esse post sem coisas legais para testar essa "teoria", não? Agora a coisa começa a ficar boa:



   Feche o seu olho esquerdo e mantenha seu olho direito focado na cruz e observe o ponto com sua visão periférica. Não olhe pro ponto, isso é muito importante. Olhe pra cruz e observe o ponto. Agora aproxime o seu rosto bem devagar da tela. Quando estiver mais ou menos entre 5 e 15 centímetros da tela (dependendo do tamanho do seu rosto, entre outras coisas), o ponto deve "desaparecer". Parabéns! Você achou seu ponto cego!

"Mas mas mas D:! Então quer dizer que o cérebro completa o espaço vazio com branco? Ainda acho que eu notaria!"

  É claro que acha. O que nos leva ao nosso próximo teste...



   É isso aí, negada. Seu cérebro preenche o buraco na sua visão com qualquer cor!
"Mimimi. Provavelmente é alguma macumba com verde pra amarelo..."

   Ou não, manolo. Invertendo as cores dá no mesmo!



   É. Qualquer cor.

"Ainda assim! O mundo não é composto de cores opacas e simples assim pra substituir! E os objetos e formas?"

   O que nos leva a...



   É isso aí. O cérebro é capaz de reconhecer linhas e formas e reproduzir elas para sua maior comodidade visual. Se quiser fazer um testezinho extra, pode tentar colocar um lápis ou algo parecido na frente do ponto na tela e tentar. O resultado vai ser o mesmo! E se tentar aproximar dois lápis coloridos nas bordas do ponto cego, você vai "ver" eles se conectando em uma cor intermediária!

"Oh meu deus... Então... Mas... Não! Não pode ser!"

   Hora do Finish Him.



   É isso mesmo! Seu cérebro detecta sequências e as repete! É por isso que você nunca percebe!

   Seu cérebro mente pra você. Essa é a prova definitiva. Pense nisso. Pense que tudo que você vê pode ser mentira. Tudo que qualquer um dos seus sentidos detecta pode ser mentira. "Cogito ergo sum." "Penso logo existo". Essa é a única certeza.
   O que você pode fazer a respeito? Nada. Bom, na verdade, ficar neurótico e enlouquecer é sempre uma opção, mas não é uma opção muito boa. O melhor que se tem a fazer é se conformar com o fato de que, até onde você sabe, você vive na Matrix. Ou pior.

Sis Arcklo adsum vos.

Via

Um comentário:

  1. Blog de merda e trchurururururu ahtri uashdiuas, mas sempre quis dizer isso FIRST!! \õ/ hasiudhiaushdiuashd blog cool <3

    ResponderExcluir